Cátedra de Crítica da Economia Política
A Cátedra de Crítica da Economia Política, no âmbito da EFOP, constitui-se como um espaço privilegiado de investigação, ensino e debate interdisciplinar voltado à compreensão crítica das formas fundamentais que estruturam a sociedade moderna. Seu eixo articulador é a crítica da economia política, entendida não apenas como análise dos mecanismos econômicos em sentido estrito, mas como uma chave de leitura das configurações históricas e sociais que envolvem o Estado, o capital e as formas de vida.
Nesse sentido, a cátedra organiza e integra atividades que abordam, de modo articulado, os processos políticos, as dinâmicas econômicas e os modos de subjetivação e produção cultural que definem as sociedades contemporâneas. Trata-se de problematizar, por meio de uma perspectiva crítica e histórica, as formas assumidas pelas relações sociais sob o capitalismo, interrogando seus fundamentos, suas mediações institucionais e seus efeitos sobre os sujeitos.
Agrupamento das atividades da Cátedra

Grupo de Estudos de Economia Política da Educação
O Grupo de Estudos de Economia Política da Educação (GE-EPE) tem como objetivo central investigar, de forma crítica e sistemática, as relações entre economia política e educação, com ênfase na realidade brasileira. A partir da tradição marxista e de seus desdobramentos contemporâneos, o grupo se propõe a analisar os processos de mercadorização e mercantilização da educação, as formas históricas e atuais de privatização do ensino, a financeirização dos sistemas educacionais e a emergência das tecnologias educacionais digitais como vetores de reorganização do trabalho pedagógico e da gestão escolar.
O grupo será um espaço de elaboração coletiva de sínteses teóricas e metodológicas, orientado por uma perspectiva crítica e interdisciplinar. Busca-se compreender os mecanismos estruturais que vinculam as transformações do capitalismo contemporâneo às reformas educacionais e às dinâmicas do setor educacional privado, articulando a análise empírica a uma reflexão teórica rigorosa.
Início: maio de 2025