ESCOLA DE FORMAÇÃO POLÍTICA DA CLASSE TRABALHADORA - VÂNIA BAMBIRRA
vie, 18 ago
|Trindade
Grupo de Leitura - "Por que psicanálise?"
Grupo de Leitura para discutir a obra de Alenka Zupančič intitulada “Por que psicanálise?”
Horário e local
18 ago 2023, 18:30 – 20:30
Trindade, R. Eng. Agronômico Andrei Cristian Ferreira, s/n - Trindade, Florianópolis - SC, 88040-900, Brasil
Sobre o evento
A Escola de Formação Política da Classe Trabalhadora (EFoP) - Vânia Bambirra e o Projeto Iara Iavelberg juntam forças para organizar um novo Grupo de Leitura, desta vez para discutir a obra de Alenka Zupančič intitulada “Por que psicanálise?”, recém traduzida ao português pela editora lavrapalavra.
Este grupo terá como trabalho pensar a psicanálise a partir do percurso crítico proposto pela autora, a qual leva até às últimas consequências o pensamento psicanalítico para a sexualidade, o inconsciente e a liberdade. Na primeira Intervenção, a autora discute a sexualidade e suas implicações para a ontologia; na segunda Intervenção, discute causa e liberdade; na terceira Intervenção, aproxima a comédia e o infamiliar.
Alenka Zupančič é pesquisadora nas áreas de psicanálise, filosofia e teoria social crítica, integrante da Academia Eslovena de Ciências e Artes e professora na European Graduate School. Dedica suas obras a uma reflexão radical acerca das consequências filosóficas da psicanálise lacaniana. Tem outro livro publicado no Brasil intitulado “O que é sexo?”. É conhecida pela sua obra “Ethics of the Real”, publicada em 1995.
O grupo de leitura terá a mediação de Giulia Molossi Carneiro, psicóloga pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Coordenadora do Projeto Iara Iavelberg.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de julho.
Serão três encontros:
- Primeiro encontro dia 18 de agosto às 18h30 - leitura: Introdução e Intervenção I (páginas 21 a 57)
- Segundo encontro dia 25 de agosto às 18h30 - leitura: Intervenção II (páginas 59 a 96)
- Terceiro encontro dia 01 de setembro às 18h30 - leitura: Intervenção III (páginas 99 a 127)
O Projeto Iara Iavelberg tem por objetivo criar um espaço de acolhimento e escuta para o sofrimento social, oferecendo os atendimentos psicológicos, psicanalíticos e educacionais; além de debates, escutas coletivas e formações. Esse será o primeiro espaço aberto de discussão depois do lançamento do Projeto, realizado no dia 10 de dezembro. Saiba mais sobre o Projeto Iara Iavelberg no site ou Instagram.
Imagem: Ter prazer é estar em estado de desprazer por não ter mais prazer. É um estado brutal, selvagem e irrefletido, o da vida alimentando-se apenas da vida (Marcel Paquet). Jeune fille mangeant un oiseau (Le Plaisir), Magritte, 1927.