ESCOLA DE FORMAÇÃO POLÍTICA DA CLASSE TRABALHADORA - VÂNIA BAMBIRRA
mar, 29 mar
|Grupo de Leitura Online - Zoom
Grupo de Leitura - Livro "Uberização, trabalho digital e Indústria 4.0", Ricardo Antunes (org)
Horário e local
29 mar 2022, 18:30 – 21:00
Grupo de Leitura Online - Zoom
Sobre o evento
Os grupos de leitura são atividades de difusão de conhecimento na qual existe uma tarefa específica e bem delimitada para ser desempenhada pelo grupo. Por isso, os grupos de leituras têm prazos e estrutura muito bem definidos e delimitados.
A extinção do grupo de leitura após a conclusão do estudo da(s) obra(s) definidas no ato de sua composição é obrigatória e por isso os grupos de leitura não devem ser confundidos com grupos de estudos.
VAGAS LIMITADAS (25 VAGAS)
Atividade ocorrerá através de videoconferência e não será transmitida ou terá sua gravação divulgada.
4 (quatro) encontros de 2h30:
29/03/2022: (Primeiro encontro): leitura da Apresentação e Capítulo 1;
05/04/2022: Segundo encontro: Capítulo 3;
12/04/2022: Terceiro encontro: Capítulo 4;
19/04/2022: Quarto encontro: Capítulo 10.
Sobre a obra
Organizada por Ricardo Antunes, professor da Unicamp e sociólogo do trabalho, a obra é uma coletânea de artigos que desbrava os temas do trabalho digital, da uberização e plataformização do trabalho e do fenômeno da Indústria 4.0 e suas consequências para o universo laborativo e para a vida dos trabalhadores e trabalhadoras. O livro traz dezenove artigos de importantes pesquisadores e pesquisadoras, brasileiros e estrangeiros, que investigam, em diferentes setores, os impactos sociais decorrentes da expansão do universo maquínico-informacional-digital.
A uberização, conceito abordado, definido e expandido na obra, é um processo de individualização e invisibilização das relações de trabalho, que assumem a aparência de “prestação de serviços”, obliterando relações de assalariamento e de exploração. O livro investiga como a introdução das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no mundo produtivo funciona para aumentar o cenário de precarização do trabalho – prescindindo de salários e reduzindo pagamentos, ampliando o controle sobre e a competição entre os trabalhadores – por meio de análises de diferentes setores produtivos impactados pelo trabalho digital e pela Indústria 4.0, como o trabalho de entregadores de aplicativos, a indústria automobilística, o setor bancário e os setores de telemarketing e call-center. Os artigos também enfatizam a importância dos movimentos de resistência à precarização, dos quais o “Breque dos Apps”, a paralisação nacional dos entregadores de aplicativos ocorrida em 1º de julho de 2020, é o mais recente exemplo.
Inscrição
Pré-inscrição
0,00 BRLVenta finalizadaPré-inscrição + Livro
Nessa opção você também adquire o livro que será trabalhado nos encontros.
49,90 BRLVenta finalizada
Total
0,00 BRL