ESCOLA DE FORMAÇÃO POLÍTICA DA CLASSE TRABALHADORA - VÂNIA BAMBIRRA
mar, 28 jun
|Os encontros serão em formato on-line
Grupo de Estudos de Teoria Marxista da Dependência - Chamada para novos membros
A Escola de Formação Política da Classe Trabalhadora - Vânia Bambirra está abrindo inscrições para novos participantes no Grupo de Estudos de Teoria Marxista da Dependência (GE-TMD). Os encontros do Grupo serão quinzenais, nas terças-feiras às 19 horas - em formato on-line, com início em 28/06.
Horário e local
28 jun 2022, 19:00 – 21:00
Os encontros serão em formato on-line
Sobre o evento
“Nos marcos da dialética do desenvolvimento capitalista mundial, o capitalismo latino-americano reproduziu as leis gerais que regem o sistema em seu conjunto, mas, em sua especificidade, acentuou-às até o limite. A superexploração do trabalho em que se funda o conduziu finalmente a uma situação caracterizada pelo corte radical entre às tendências inerentes ao sistema - e, portanto, entre os interesses das classes por ele beneficiadas - e às necessidades mais básicas das grandes massas, que se manifestam em suas reivindicações por trabalho e consumo. A lei geral da acumulação capitalista, que implica a concentração da riqueza num pólo da sociedade e o pauperismo absoluto da grande maioria do povo, se expressa aqui com toda brutalidade, colocando na ordem do dia a exigência de formular e praticar uma política revolucionária, de luta pelo socialismo” (Ruy Mauro Marini - Subdesenvolvimento e Revolução)
A Escola de Formação Política da Classe Trabalhadora - Vânia Bambirra está abrindo inscrições para novos participantes no Grupo de Estudos de Teoria Marxista da Dependência (GE-TMD). O Grupo foi iniciado em 2018 e é ligado à Cátedra Teoria Marxista da Dependência e Imperialismo na América Latina. O Grupo vem se dedicando a estudar o problema da estratégia socialista frente à dinâmica da dependência. Os encontros do Grupo serão quinzenais, nas terças-feiras às 19 horas - em formato on-line. As atividades terão início em 28/06.
O GE - TMD tem por característica se aprofundar na obra dessa teoria fundamental para compreender o Imperialismo e suas implicações na formação econômico-social latino-americana, e portanto, para traçar as estratégias revolucionárias em nosso continente. Interessados com todos os níveis de conhecimento são bem-vindos, o fundamental é que tenham a disposição e o comprometimento com o estudo da realidade latino-america.
Os grupos de estudos constituem uma modalidade de difusão do conhecimento entre os pares de forma mais horizontal e plural, na qual cada um dos participantes têm a oportunidade e a responsabilidade de apresentar seus conhecimentos de forma a contribuir com a tarefa coletiva que foi proposta.
Os interessados podem se inscrever até o dia 28/06 às 12h. No caso de o número de inscritos superar às vagas será realizada uma seleção dos participantes.