top of page
Circulação da Balbúrdia - Erika Moreira Martins
Circulação da Balbúrdia - Erika Moreira Martins

jue, 08 oct

|

Zoom

Circulação da Balbúrdia - Erika Moreira Martins

Empresariamento da educação básica na América Latina: redes empresariais em prol da educação

A inscrição está fechada
Ver outros eventos

Horário e local

08 oct 2020, 16:00

Zoom

Sobre o evento

Circulação da Balbúrdia - Erika Moreira Martins

Empresariamento da educação básica na América Latina: redes empresariais em prol da educação.

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

O artigo está disponível na Biblioteca da EFoP.

Erika Moreira Martins é doutora e mestre em educação com ênfase em Ciências Sociais pela Unicamp (2019). Autora do livro: Todos pela Educação? Como os empresários estão determinando a política educacional brasileira, Rio de Janeiro, Editora Lamparina, 2016.

Çírculação da Balbúrdia

A “Balbúrdia” se tornou um símbolo involuntário das universidades públicas. O estandarte de ouro do ex-Ministro Weintraub para justificar o corte do orçamento dessas instituições, bem como de suas autonomias constitucionais. A propaganda vigorosa de difamação das universidades repercutiu em diversos dos aparelhos de propaganda do Estado, entre os quais os grandes jornais. Logo diversos editoriais clamaram pelo “fim da Balbúrdia”. Imagens das paredes de centros acadêmicos e edifícios abandonados foram banalizadas, notícias falsas e delirantes se proliferaram. O alinhamento é evidente: era preciso desmantelar o prestígio que essas instituições ainda detém diante da sociedade para extinguí-las. Mas que conhecimento é esse que se produz nas universidades e que é capaz de tirar o sono dos heróis da ordem e do progresso nacional? Deveríamos nós nos afastarmos de quaisquer depravações à intelecção da ordem? Deveríamos nos tornar cientistas brancos, de jalecos brancos, diante de quadros brancos? Muitos, dentre os quais entre nós, se agarram a essa imagem maculada da universidade como um espaço límpido de progresso e desenvolvimento. Nós, por outro lado, abraçamos a Balbúrdia.

A EFOP propõe um novo espaço de formação acadêmica e política para disputar a a universidade: a Circulação da Balbúrdia. Um espaço de debate sobre a produção acadêmica de esquerda das universidades públicas brasileiras. É um espaço para os pesquisadores apresentarem e discutirem suas teses e dissertações e colocá-las em circulação.

Resumo do Artigo

Esta investigação se dedica ao estudo da ação coletiva empresarial que tem incidido na educação pública latino-americana, privilegiando o estudo da Rede Latino-Americana de Organizações da Sociedade Civil pela Educação (Reduca), da qual fazem parte 15 organizações distribuídas pelos países da América Latina e Caribe. Orienta todo o trabalho a questão: Qual, afinal, é o projeto da burguesia para a educação pública na América Latina? Posicionado no cenário latino-americano, procura-se compreender como os processos globais, as trajetórias nacionais e as dinâmicas regionais se articulam na condução de uma ação empresarial organizada a fim de desvelar a direção que a Reduca pretende imprimir à educação na América Latina, explicitando suas determinações econômicas e políticas na definição dos rumos das reformas pretendidas.

Inscreva-se para receber por e-mail o link de acesso à sala do Zoom.

Receba notificações sobre as próximas atividades da EFOP:

Telegram

WhatsApp

Facebook

Youtube

Compartilhe este evento

bottom of page