ESCOLA DE FORMAÇÃO POLÍTICA DA CLASSE TRABALHADORA - VÂNIA BAMBIRRA
jue, 28 may
|Zoom
Circulação da Balbúrdia - Arland Tassio de Bruchard Costa
"NA CORRERIA:A ADESÃO DE MOTOBOYS DE FLORIANÓPOLIS AO MEI"
Horário e local
28 may 2020, 17:00 – 18:30
Zoom
Sobre o evento
Circulação da Balbúrdia - Arland Tassio de Bruchard Costa
"NA CORRERIA:A ADESÃO DE MOTOBOYS DE FLORIANÓPOLIS AO MEI"
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Dissertação de mestrado: http://wix.to/GECdBog (Biblioteca EFoP)
Arland Tassio de Bruchard Costa
É servidor técnico-administrativo em educação na UFSC. Graduado em Economia (2013) e Mestre em Sociologia pela UFSC (2019).
Çírculação da Balbúrdia
A “Balbúrdia” se tornou um símbolo involuntário das universidades públicas. O estandarte de ouro do Ministro Weintraub para justificar o corte do orçamento dessas instituições, bem como de suas autonomias constitucionais. A propaganda vigorosa de difamação das universidades repercutiu em diversos dos aparelhos de propaganda do Estado, entre os quais os grandes jornais. Logo diversos editoriais clamaram pelo “fim da Balbúrdia”. Imagens das paredes de centros acadêmicos e edifícios abandonados foram banalizadas, notícias falsas e delirantes se proliferaram. O alinhamento é evidente: era preciso desmantelar o prestígio que essas instituições ainda detém diante da sociedade para extinguí-las. Mas que conhecimento é esse que se produz nas universidades e que é capaz de tirar o sono dos heróis da ordem e do progresso nacional? Deveríamos nós nos afastarmos de quaisquer depravações à intelecção da ordem? Deveríamos nos tornar cientistas brancos, de jalecos brancos, diante de quadros brancos? Muitos, dentre os quais entre nós, se agarram a essa imagem maculada da universidade como um espaço límpido de progresso e desenvolvimento. Nós, por outro lado, abraçamos a Balbúrdia.
A EFOP propõe um novo espaço de formação acadêmica e política para disputar a a universidade: a Circulação da Balbúrdia. Um espaço de debate sobre a produção acadêmica de esquerda das universidades públicas brasileiras. É um espaço para os pesquisadores apresentarem e discutirem suas teses e dissertações e colocá-las em circulação.
Receba notificações sobre as próximas atividades da EFOP: