top of page

Participar do clube de leitura é uma ótima maneira de manter seus estudos em dia!

Você recebe um livro todos os meses e a nossa curadoria é especialmente pensada para possibilitar a conexão entre as obras, além de colocar em pauta debates sobre o nosso tempo presente. Ao fazer parte do clube, você tem a oportunidade de manter seus estudos com ritmo e disciplina, complementando sua formação com outras leituras e espaços formativos. 

Design sem nome.gif

Os clubes de livros já foram muito populares no Brasil. O primeiro clube brasileiro foi formado por Mário Graciotti e chegou a ter 50 mil livros distribuídos em uma única edição, seu clube distribuía os livros pelos correios e funcionou de 1943 até 1989. Em 1973, surgiu também a editora Círculo do Livro, mantida pelo Grupo Abril em associação com a editora alemã Bertelsmann. Naquela época, para fazer parte do clube era necessário ser indicado por algum outro sócio e após entrar, cada associado recebia um catálogo quinzenal com títulos para a escolha. Em 1975, o Círculo do Livro reuniu mais de 250 mil sócios e, em 1983, a editora já alcançava mais de 850 mil pessoas. 

Entre as importantes contribuições de clubes de livros como aquele esteve a popularização de coleções como a Primeiros Passos e obras de autores brasileiros fundamentais. 

O acirramento da atividade capitalista na editoração de livros e a concorrência fizeram com que os clubes perdessem força no final dos anos 1990, mas eles voltaram a ressurgir nos últimos anos. No final dos anos 2010, diversos clubes literários surgiram, propondo um formato de livros-surpresas, com obras selecionadas para os leitores pelas curadorias dos clubes. Hoje, existem clubes de literatura estrangeira, nacional, infantil e muitos outros.

É neste contexto que a EFoP se propôs o desafio de lançar um clube do livro socialista. Nossa proposta é fazer circular para o maior número possível de pessoas títulos importantes para o aprofundamento dos estudos em torno da crítica da economia política e de temas atuais na conjuntura brasileira e internacional. 

Sob o formato de clube de assinatura torna-se possível organizar um planejamento de leituras que se entrelaçam com sentido lógico, entregá-las aos leitores, organizar debates sobre as obras e favorecer o financiamento das editoras que publicam livros de interesses para os socialistas. Tarefa que nós não consideramos secundária quando pensamos o fazer educativo na esquerda.

Cópia de Design sem nome.gif

Em nossa curadoria, além do planejamento das obras de acordo com os eixos temáticos, realizamos parcerias com importantes editoras, as quais contam com obras diversas no campo de esquerda. Dessa forma, trazemos para o Clube mais opções de edições, cuidando em escolher obras que debatam de forma ampliada um tema candente da conjuntura da classe trabalhadora

Instragram.png
Instragram.png

@Clubedolivroaesquerda

ÚLTIMAS EDIÇÕES DO CLUBE DO LIVRO À ESQUERDA

Assine

Agradecemos pelo seu interesse, mas o clube do livro não está aceitando novas assinaturas.

bottom of page